Sobre o autor
Resumo biográfico-literário
David Capelenguela nasceu na Província da Huíla, em 1969. Advogado de profissão, é Licenciado e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto. Mestrando (2020) em Literaturas em Língua Portuguesa, está em fase de conclusão da sua tese de e Doutoramento em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. É Docente Universitário, membro do Conselho Científico, Decano da Faculdade de Direito e Coordenador dos cursos de Mestrados em Direito Civil e Criminologia e Investigação Criminal na Universidade Óscar Ribas. Como investigador, os seus domínios de interesse estendem-se às temáticas de Direito, Relações Internacionais, Sociologia, Antropologia e Filosofia, tendo neste domínio publicado vários artigos científicos e os seguintes livros: Direitos Sociais em Angola – Breves Reflexões (2022); Lições de Filosofia do Estado e do Direito, (2023); Direitos e Literatura: Hermenêuticas do sistema Jurídico e sistema Literário, (2023); Noções Básicas de Filosofia do Estado e do Direito: A emergência Epistemológica do Contexto Angolano (2024).
Poeta, prosador, ensaísta/crítico literário (cobrindo especialmente os campos da História e Teoria da Literatura, Crítica Literária, Linguística, Antropologia, Sociologia e Filosofia Africana), com uma formação humanística aberta à interdisciplinaridade, é um dos mais importantes escritores da sua geração – a geração de 90. Autor de 16 obras literárias, estreou-se em 1989 com o livro de poesia Planta da Sede. Participou no movimento associativo da Brigada Jovem de Literatura de Angola entre 1993 e 2011, tendo sido Secretário Provincial no Namibe e Cunene e contribuiu decisivamente para a valorização e modernidade da poesia angolana no sul de Angola. Durante 30 anos, desenvolveu actividades como jornalista colaborador (1990-2020) na Angop, Jornal de Angola e nas rádios Namibe, Huíla, Cunene e Lunda Sul, sendo actualmente colaborador da TPA (Televisão Pública de Angola) onde apresenta o programa Caneta. Integrou o movimento das ONG’s – Organizações não-governamentais e, por via disso trabalhou durante 20 anos no FAS (Fundo de Apoio Social), inicialmente como técnico, de 2000 a 2014 na província do Cunene e de 2014 a 2020 na Lunda-Sul como Director Provincial, o que o tem levado a utilizar essas experiências de percurso profissional como matéria temática fundamental em quase toda sua obra. Pelo conjunto da sua obra, em 2021, foi vencedor do Festival Nacional de Poesia e Trova. É membro da União dos Escritores Angolanos (UEA), sendo seu Secretário-Geral desde 2019. Foi admitido a membro da Academia Angolana de Letras (AAL) em Setembro de 2024.
Tem realizado trabalhos de inquérito sobretudo junto de sociedades pastoris e agro-pastoris do sudoeste de Angola e do nordeste da Namíbia, dá que, em toda sua obra, com interesse especial pela oralidade, pela palavra e pela linguagem, salienta-se a sua minuciosa atenção pela originalidade na procura temática, de pendor bucólico-rural, constituindo-se como um volume de leitura fundamental no conhecimento da bibliografia contemporânea angolana de manifesta articulação poética da oralidade. Entre outras obras publicou Planta da Sede, poesia (1989); O Enigma da Welwitschia, poesia (1997); Rugir do Crivo, poesia (1999); Vozes Ambíguas, poesia (2004), Acordanua, poesia (2009), Gravuras D´Outro Sentido, poesia (2011), Tipo-Grafia Lavrada, poesia (2011), Véu do Vento, poesia (2011), Ego do Fogo, poesia (2012); 8:2 = 24, poesia (2014) e Verso Vegetal, poesia (2014), A Borboleta Violinista, infanto-juvenil, (2017), Sona- A beleza de um desenho, infanto-juvenil, (2020), Agostinho Neto – Dialéctica do discurso poético é literário, ensaio (2022), para além de ter participado nas antologias O Sabor pegadiço das impressões labiais, poesia, (BJLA -Huíla, 2003), Dunas de Calaári poesia, (BJLA- Namibe, 2008), Arqueologia da palavra e anatomia da língua, poesia (Literatas Moçambique, 2013), Amor no meio do teu mar, poesia, (UEA, 2015), DiVersos, poesia traduzida n.º 22 (Portugal, 2015) e participou no VIII Encontro de Escritores em Cabo Verde com uma palestra sobre Literatura Angolana: Entre o Dever de Memória e a Escultura do Tempo, artigo publicado na revista Literatura e Lusofonia (Portugal, 2019). No encontro dos 500 anos da circum-navegação do mundo, em (Madrid, Espanha, 2021), proferiu a palestra sobre A água como expressão do sentido figurativo na poética do mar, cujo artigo foi publicado na respectiva revista. É ainda autor de A Contribuição do Fundo de Apoio Social(FAS) no Processo de Descentralização de Angola: Um estudo de caso do Município de Muconda, Província da Lunda Sul, Dissertação de Mestrado de Direito na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, Luanda, 2019; Estudos Interdisciplinares entre Texto Literário e Texto Jurídico: O Costume como conexão Dialogante, Dissertação de Mestrado, Luanda, 2022 e encontrando-se actualmente em fase de elaboração da sua Tese de Doutoramento Ciências Sociais na especialidade de Sociologia, com o tema Direitos Sociais em Angola: O Caso das Políticas Públicas de Intervenção do FAS. Um estudo do Município de Cacula, Província da Huíla, 2024. É convidado permanente do Festival de Poesia e Música, realizado anualmente pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, Portugal.